NOTÍCIAS DO BLOG

5 dicas de decoração para um quarto de casal

11/01/2018 - Decoração

Um dos cômodos mais aconchegantes da casa é o quarto. Nele você pode descansar, relaxar, ler um bom livro, assistir televisão e vestir-se para sair. Por isso, ele merece atenção e dedicação na hora de decorar sua casa nova.

Se você acaba de comprar ou alugar um imóvel e está louca para decorar o quarto de casal com o seu estilo, confira as dicas imperdíveis que selecionamos para ajudar você nessa missão!

Veja a seguir as principais tendências de decoração para quarto de casal do momento, saiba quais são os móveis e acessórios que não podem ficar de fora e descubra como dispor cada item para montar o quarto dos seus sonhos!

Boa leitura!

1. Escolha o estilo que mais combina com o casal

Para começar a escolher a decoração é preciso definir o estilo que ditará as regras e orientará na escolha dos móveis, dos acessórios, das cores das paredes e da iluminação. Os principais temas são: moderno, romântico, rústico e retrô. Qual deles combina mais com vocês?

Descubra!

Quarto moderno

Casais descolados que gostam de praticidade adoram este estilo. Para garantir um ambiente moderno, opte por objetos e móveis retos. Combine cores neutras, como o cinza, com alguma cor mais forte e marcante, como o amarelo ou azul tiffany. Também vale investir em estampas geométricas na roupa de cama, nas almofadas e no papel de parede.

Quarto romântico

Os casais mais tradicionais preferem o estilo romântico. Ele valoriza os tons neutros como bege, creme, rosa e lilás. Os móveis apresentam contornos torneados e cheio de detalhes. O estilo pede estampas clássicas — como arabescos ou florais —, que combinam perfeitamente com acessórios dourados, brilhantes e perolados.

Quarto rústico

Quem aprecia decoração simples com muita madeira pode optar pelo estilo rústico. Móveis antigos cheios de história ou feitos com madeira de demolição, acessórios de materiais naturais e elementos têxteis compõem o ambiente de forma harmoniosa. Estampas xadrez e cores pastéis completam o charme, deixando o ambiente aconchegante e campestre.

Quarto retrô

Este estilo vem conquistando cada vez mais adeptos e propõe uma releitura de móveis e acessórios dos anos 50, 60 e 70. Cores fortes e sólidas como amarelo, azul, vermelho, rosa e verde se destacam na decoração. O mais interessante é que essa tendência pode ser combinada com elementos contemporâneos e modernos de forma harmoniosa.

2. Capriche na pintura ou no papel de parede

Com o estilo definido, escolha as cores das paredes. Prefira tons claros e pastéis, que transmitem calma e tranquilidade. Leve em consideração também que as cores claras deixam os ambientes mais leves e amplos e as escuras fazem com que o ambiente pareça menor e mais pesado.

Caso o tema da decoração permita cores alegres e fortes, opte por pintar apenas uma das paredes de destaque com a cor escolhida. Além disso, se a intenção é deixar o ambiente ainda mais elegante, aplique um papel de parede com uma estampa de sua preferência no lado de maior destaque do quarto.

3. Defina os móveis que deverão compor o ambiente

Depois de escolher o estilo que predominará, é necessário definir os móveis que comporão o ambiente. Para isso, é necessário considerar o tamanho do quarto. Saiba mais!

Quartos pequenos e médios

Nos dias de hoje é muito comum encontrar apartamentos e casas com cômodos pequenos. Eles garantem mais praticidade, facilidade de manutenção, sem deixar o aconchego de lado. Mesmo com um espaço reduzido, é possível decorar um quarto de casal de forma criativa e elegante.

Para utilizar a área disponível de maneira inteligente e não comprometer a passagem e dificultar a locomoção dentro do quarto, é importante medir o espaço e escolher móveis do tamanho ideal. Prefira uma cama queen, que garante conforto sem exagerar no tamanho — encostar um lado na parede pode ser uma boa solução.

Outras dicas para decorar quartos pequenos é investir em móveis planejados, usar o espaço embaixo da cama para fazer gaveteiros, instalar armários com portas de correr e utilizar espelhos nas portas ou em uma das paredes para oferecer sensação de maior amplitude.

Quartos grandes

Se não houver falta de espaço é possível abusar nos móveis e utilizá-los para criar ambientes diferentes. Além do básico, é possível colocar uma linda penteadeira para montar o cantinho da maquiagem. Também vale apostar em cadeiras, sofás e banquinhos — para ler um bom livro, descansar e calçar sapatos —, uma cômoda exclusiva para joias e criados-mudos para servir de apoio para guardar objetos ao lado da cama.

Além disso, o tamanho dos móveis não precisa ser uma preocupação. Opte por uma cama king size — ou super king — e priorize cômodas e armários grandes que valorizam o quarto e garantem mais espaço para guardar roupas, sapatos e acessórios.

4. Opte por acessórios-chave

Para dar o toque final na decoração com base no estilo escolhido, selecione acessórios — como tapetes, roupa de cama, almofadas, luminárias, quadros, vasos e porta-retratos — para personalizar o ambiente. Se você ainda não colocou cor no quarto, agora é a hora. Uma foto do casal também é sempre uma boa pedida e deixa um clima romântico no ar.

5. Invista em uma boa iluminação

A iluminação pode influenciar muito a decoração de um ambiente e no quarto de casal não é diferente. Invista em lustres estilosos ou em uma mistura de sistemas que oferecem diferentes percepções visuais com instalação de sancas e luzes direcionadas que valorizam quadros, enfeites e auxiliam na criação da iluminação ideal para leitura.

Outra dica é trocar o interruptor normal por um dimmer que permite regular a intensidade da luz e tornar o ambiente mais claro e prático ou escuro e aconchegante.

Agora que você já sabe quais são as principais tendências de estilo, pintura, cores, móveis, acessórios e iluminação para usar na decoração de quarto de casal, siga as dicas e comece a montar o quarto dos seus sonhos! Esse cômodo merece atenção para que vocês possam curtir bons momentos a dois na casa nova!

Gostou do conteúdo? Que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais e espalhar as dicas entre as suas amigas?


COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Minuto SB - Amor a primeira vista

29 setembro, 2016 - Decoração

LEIA MAIS

Cores no décor esbanjam alegria e charme

09 julho, 2015 - Decoração

Que tal ousar na cor do décor do seu apartamento! O branco, bege, champagne, offwhite e as suas muitas variações podem sair um pouco de cena, para dar espaço a tons que deixarão os ambientes mais alegres e divertidos. Usando toda a sua criatividade e as dicas do Blog do Grupo São Benedito você vai redecorar seus ambientes favoritos com muita classe e charme.

LEIA MAIS

Royal President impressiona pelo requinte

27 abril, 2017 - Decoração

LEIA MAIS