NOTÍCIAS DO BLOG

Tudo o que você precisa saber sobre decoração de apartamento pequeno!

08/11/2017 - Decoração

Com o crescimento das cidades, é muito comum que os imóveis já não sejam tão generosos em suas medidas. Especialmente os apartamentos tendem a ser equilibrados nesse sentido, sem que haja prejuízo para a qualidade de vida. Porém, o aspecto visual ganha um empecilho quando se fala na decoração de apartamento pequeno.

Tendo um espaço menor e ideias e inspirações de todos os tipos, é preciso saber como equilibrar os elementos. E, recebendo as dicas certas, você não apenas chegará a um resultado elegante e sofisticado como ainda fará com que o lugar pareça maior do que realmente é.

Quer aprender como fazer isso? Então continue lendo e saiba tudo!

A decoração de apartamento pequeno

Na hora de cuidar da decoração de um novo apartamento, ele não precisa ter grandes proporções para que o visual final seja como o esperado. Na verdade, até um imóvel menor traz boas possibilidades, que devem ser aproveitadas da melhor maneira.

Ao mesmo tempo, não dá para negar que a tarefa parece ser desafiadora. Para ter êxito em todo o processo, é fundamental que a decoração se baseie nos três pilares que apresentaremos a seguir.

Aproveitamento máximo de espaço

Cada local em um apartamento pequeno é importante. Mesmo um cantinho esquecido tem que ser aproveitado corretamente se a ideia é fazê-lo parecer maior do que é.

Nada pode ser deixado de lado e nenhuma oportunidade deverá ser desperdiçada. Assim, até espaços que, normalmente, não são aproveitados precisam integrar a decoração para que haja um bom efeito.

Sensação de amplitude

Ao mesmo tempo, isso não significa entulhar o imóvel de itens diversos. Pelo contrário: é fundamental prezar pela sensação de amplitude. Com a atuação correta, dá para fazer com que as medidas pareçam maiores do que realmente são.

É isso que criará o aspecto de conforto, que é tão importante em um lar — especialmente se ele é relativamente compacto.

Ao priorizar essa ideia de local amplo, você terá uma atuação melhor quanto ao espaço de circulação e, ainda, criará uma disposição que gera um resultado satisfatório.

Alinhamento com os moradores

Por outro lado, decoração em um ambiente pequeno não significa algo sem graça ou sem personalidade. Se tirou suas dúvidas na hora de comprar um imóvel e conseguiu finalizar a transação, então não há nada mais justo do que o lugar ter a sua cara.

Portanto, o processo de decorar um espaço menor também tem que se alinhar com os estilos e com as exigências dos moradores.

Se é necessário criar um espaço pet, isso não pode ficar de fora. Já se há crianças pequenas, as áreas devem ser funcionais para atender às necessidades.

Da mesma forma, quem gosta de um visual vintage pode tê-lo, assim como quem prefere uma pegada rústica ou moderna.

Decoração para aproveitar melhor os espaços

Já que a ideia é usar de maneira diferenciada o espaço que está disponível, a decoração em um imóvel de proporções menores precisa seguir algumas "leis".

Elas são praticamente obrigatórias para que, de fato, seja possível tirar o melhor de cada cômodo, garantindo a sensação de amplitude e um uso adequado.

Vamos a essas regras.

Nenhum espaço é perdido

Sabe aquele ponto pouco usado em um cômodo ou até aquela parte elevada de uma das paredes? Pois saiba que, se a ideia é aproveitar os locais, nenhum pedaço pode ser desperdiçado.

Esqueça a ideia de deixar de lado uma área simplesmente por ela não ser tão acessível ou convencional. Como não dá para desperdiçar nada, é fundamental que tudo seja considerado nas suas escolhas.

Reforço no planejamento é indispensável

Decorar um apartamento pequeno, às vezes, soa como um quebra-cabeça — mas que, ao contrário de muitos, é passível de solução.

Para que seja possível encaixar tudo o que é útil e harmonioso, o planejamento é indispensável. Pensar muito bem antes de comprar cada peça faz a diferença para que o aspecto final entregue o resultado esperado.

Não é preciso elaborar projetos complexos, mas é fundamental pensar como cada item se encaixa e agrega para a decoração, especialmente quando se deseja um visual luxuoso.

Soluções diferenciadas são bem-vindas

Um apartamento de metragem menor tem algumas limitações, mas também traz várias oportunidades. Entretanto, para aproveitá-las é indispensável recorrer a soluções que nem sempre são as convencionais.

É preciso estar aberto para buscar novas formas de decorar, dando um uso diferente para itens conhecidos ou até buscando caminhos inéditos. Somente assim o cômodo ganha o máximo de aproveitamento.

Truques de decoração para transformar pequenos espaços em “grandes espaços”

A boa notícia é que milhares de imóveis pequenos já foram decorados e ficaram com cara de locais maiores e confortáveis. Com isso, há vários truques que podem ser usados com sucesso e com muita praticidade, mesmo por quem não é especialista no tema.

Veja abaixo algumas das dicas relevantes para chegar a esse efeito ampliado.

Cores claras

As cores claras refletem a luz com maior intensidade, em vez de criar sombras e pontos pouco definidos. Elas também dão a sensação de afastamento, como se estivessem “fugindo”. Com isso, a percepção é de que o espaço se torna maior.

Elas podem ser empregadas tanto nas paredes como em itens de decoração, como cortinas, tapetes e alguns móveis de maior destaque.

Continuidade de revestimentos

Ao criar um bloco de cor única, não há a ideia de “quebra” dos elementos. Com isso, o elemento apresentado parece ser maior do que realmente é.

Isso pode ser aplicado na decoração por meio da continuidade de revestimentos. É o caso de usar o mesmo piso do corredor na sala ou da cozinha na área externa, por exemplo.

Ao fazer isso, cria-se essa sensação de continuidade do olhar, o que eleva a ideia de ambiente amplo.

Espelhos

Os espelhos servem, de certa forma, como “multiplicadores” de imagem. Graças ao uso desses elementos, há uma sensação de profundidade e de espaço replicado, levando à ideia de ambiente ampliado.

Com espelhos grandes, a sensação é ainda mais intensa. Os horizontais ajudam a aumentar a largura do cômodo, enquanto os verticais contribuem para ampliar a altura disponível. Já os quadrados e redondos dão profundidade ao ambiente como um todo.

Verticalização

Lembra-se de que usar soluções pouco convencionais é preciso? Pois é exatamente o que acontece ao se buscar a verticalização. Na falta de muito espaço na parte de baixo, a saída é recorrer às paredes e ao aproveitamento do pé-direito.

O uso de elementos fora do nível tradicional garante que toda a área seja mais bem aproveitada e preenchida, dando a sensação de aconchego e de amplitude.

Multifuncionalidade

Outro truque importante na decoração de apartamento pequeno é o uso de itens multifuncionais. Ao utilizar um mesmo item, como um móvel, que vale por vários, economiza-se espaço sem que haja perda de função.

Esse também é um elemento que deixa cada canto muito mais útil, prático e funcional. Assim, o efeito não é apenas estético, mas também de usabilidade.

Decoração da sala de estar

decoração da sala de estar merece uma atenção especial, já que esse cômodo funciona como o cartão de visitas do seu lar. Por ser o local onde você recebe visitantes, esse é o ambiente que dá o tom sobre o restante da decoração.

Ainda que as proporções sejam diminutas, é possível criar um lindo espaço. Para isso, temos algumas orientações.

Deixe os pés dos móveis à mostra

Uma dica que parece não fazer diferença mas que tem um grande impacto é deixar os pés dos móveis à mostra. Em vez de um sofá que tem os pés cobertos, prefira aqueles com pés no estilo palito, por exemplo.

Isso é importante porque cria uma área de circulação da luz na parte de baixo. Somando essa providência a um piso claro e a uma boa iluminação, a sala fica arejada e parece maior, sem que seja preciso fazer nada mais.

Crie vários espaços no mesmo cômodo

Uma sala de estar pode, e deve, ser mais do que um lugar com um sofá e uma televisão. Em vez disso, dá para criar vários nichos no mesmo cômodo, tornando-o multifuncional.

Uma estante bonita, por exemplo, pode servir para “dividir” o lugar e criar a área da sala de jantar. Já uma mesa de centro que se transforma em um pufe faz surgir um lugar de conversa e reunião de amigos.

Assim, invista em criar várias salas em uma, mas não se esqueça de fazer com que tudo fique harmonioso.

Não erre nas proporções

Outro ponto que precisa de máxima atenção é o uso de proporções. Você pode ter o número certo de itens na sua sala, mas se eles estiverem na proporção errada, o resultado será insatisfatório.

Ao escolher um tapete, por exemplo, ele não deve ocupar uma área muito grande. Também não deve ser pequeno demais para que o sofá não fique parecendo ser maior do que é.

As cortinas devem ser longas para cobrir a parede, mas sem arrastar no chão. Da mesma forma, a estante deve ter a ver com a altura do pé-direito e com a largura do cômodo. Assim, o resultado fica muito agradável.

Decoração da cozinha

É muito comum que a cozinha precise ser multifuncional em apartamentos pequenos. Além de servir para a preparação dos pratos, pode acontecer de as refeições serem feitas por lá.

Usar os itens multifuncionais, como dito, é uma ótima escolha. As mesinhas dobráveis são práticas e úteis, mas há muito mais por trás da decoração adequada desse espaço.

Entre os pontos que precisam ser considerados estão os que listamos a seguir.

Deixe a janela com iluminação livre

Se a sua cozinha tem uma janela, ainda que pequena, deixe-a livre de cortinas e quaisquer coisas que impeçam a entrada de luz.

Isso porque a iluminação natural é uma das melhores amigas em espaços que querem parecer maiores do que são. Quando se fala na cozinha, isso é especialmente verdadeiro devido às proporções menores.

Opte por eletrodomésticos compactos

Os eletrodomésticos são parte fundamental para que a cozinha seja, acima de tudo, funcional. Contudo, é fato que eles podem ocupar um espaço maior do que o desejado, então a saída é optar pelos compactos.

Um fogão cooktop associado a um forno móvel, por exemplo, ajuda a evitar a necessidade de ter um fogão gigante com várias bocas. Um micro-ondas de menor capacidade também é indicado para caber nos armários e espaços menores.

A ideia é buscar opções funcionais para a família, mas que tenham o menor tamanho possível. Assim, sobra mais para o armazenamento de itens importantes.

Use armários de linhas retas e poucos detalhes

Inclusive, por falar nesses móveis, os armários da cozinha precisam ser escolhidos sabiamente. Os de linha reta são clássicos e garantem um visual que ajuda a fazer com que o olhar tenha a sensação de ambiente amplo. Se o cômodo estiver integrado à sala, é ainda mais fácil combinar essa escolha.

Puxadores pequenos ou inexistentes, por sua vez, ajudam a criar o bloco de cor única, dando sensação de continuidade e de ampliação.

Ao fazer isso, é viável usar um número maior de armários sem cansar a visão e sem deixar tudo com cara de entulhado. Dentro deles, aproveite para guardar mantimentos, panelas, jogos de jantar e mais.

Decoração do banheiro

Comumente, o banheiro é um dos menores cômodos de qualquer imóvel. Quando se fala na decoração de apartamento pequeno, ele não pode ser deixado de lado, porque garante que o visual tenha a ver com o restante do lar.

Ao mesmo tempo, itens fixos, como a pia, fazem com que a decoração seja desafiadora. Para encarar a tarefa com sucesso, use as dicas que seguem.

Use prateleiras e nichos

Já que a verticalização é um ponto importante para conseguir aproveitar melhor o espaço, o banheiro é um dos grandes beneficiários dessa estratégia. Nesse caso, o ideal é usar prateleiras rasas, nichos e ganchos em geral.

Tudo isso terá uma função útil, além de estética. Os ganchos permitem que toalhas e roupões fiquem pendurados, enquanto prateleiras armazenam itens de uso diário e de decoração.

O nicho pode, inclusive, ser feito com revestimento especial e ficar dentro do box. Assim, todos os produtos para os cuidados diários ficam em um só local.

Aposte em caixas organizadoras

Um espaço organizado é muito mais bonito e funcional, além de parecer maior. Portanto, o banheiro não pode ser o lugar em que escovas, cremes e acessórios ficam espalhados pela pia e pelos armários.

Em vez disso, use caixas organizadoras. Elas podem ser dispostas nas prateleiras verticais ou dentro dos armários, garantindo que tudo esteja sempre à mão.

Ao mesmo tempo, ocultam qualquer bagunça e permitem que mais itens fiquem na mesma área, facilitando o ganho de espaço.

Tenha um espelho com luzes direcionadas

Como visto, a iluminação é um ponto muito importante para que um ambiente pareça maior. Assim, valorize a luz da janela e tenha um bom projeto de iluminação para que o banheiro pareça maior.

Outra dica de decoração de apartamento pequeno, para esse cômodo, é o uso de um espelho com luzes direcionadas. Isso cria um foco de iluminação que ajuda a ampliar relativamente o ambiente, além de facilitar na hora de fazer a barba ou de se maquiar.

Decoração dos quartos

O cômodo onde todo o descanso acontece também merece bastante dedicação. Com uma decoração adequada nos quartos, eles parecerão maiores e ficarão confortáveis, o que é extremamente desejável.

Para tanto, valem todas as dicas vistas até agora, como a verticalização, a organização e a iluminação. Além de tudo isso, há outros elementos que merecem destaque.

Acerte no espaço de circulação

É comum querer fazer com que o quarto seja o mais confortável e útil possível. Além do armário e da cama, há ainda os criados-mudos, uma mesa para usar como escritório, a TV e assim por diante.

Contudo, ao exagerar na quantidade de itens o resultado vai ser exatamente o oposto do que se espera. Portanto, é indispensável que o espaço de circulação seja dimensionado corretamente.

Evite, por exemplo, que a cama não tenha os dois lados livres. Se for necessário, tire um criado-mudo para ganhar uma pequena área. Também é importante não bloquear a passagem com itens em excesso, de modo a favorecer a sensação de local amplo.

Aproveite o espaço da cama

A cama é um dos principais e maiores itens do quarto. Como a decoração de apartamento pequeno não deve desperdiçar nenhuma oportunidade, a cama tem que ser escolhida com inteligência.

É o caso de comprar uma que tenha gavetas ou até uma que o colchão levante, criando um ponto de armazenamento. Nesses locais, podem ser guardados itens que são usados apenas sazonalmente ou até as roupas de cama.

Assim, o armário não fica lotado e nem é preciso desorganizar o quarto para conseguir dar conta de tudo.

Crie pontos de cor fáceis de mudar

Como visto, as cores claras devem ter preferência na hora de decorar. Por darem a sensação de local amplo, fazem com que o resultado seja muito mais agradável.

Entretanto, o quarto também deve ser uma expressão de seus ocupantes. Em geral, isso pede um pouco de cor. A boa notícia é que dá para empregar tons variados, mas, para isso, aposte em itens fáceis de mudar.

Roupas de cama coloridas, almofadas em tons fortes e pequenos itens nas prateleiras são opções convenientes para dar um toque de cor.

Tudo deve combinar entre si e, na hora em que enjoar, basta fazer a troca sem precisar de muito esforço.

O que fazer para ter uma decoração luxuosa

Além de funcional e capaz de gerar a ideia de espaço muito amplo, a decoração de apartamento pequeno também pode ser refinada. Ao optar por um ambiente luxuoso, você agrega valor ainda maior às suas escolhas, deixando a casa mais bonita e mais adequada ao seu estilo.

Seguindo algumas orientações, é possível chegar a um visual realmente luxuoso e que impressiona pelos motivos certos.

Para chegar lá, veja abaixo o que fazer.

Tenha itens de alta qualidade

O mais importante é que todos os elementos de uma decoração luxuosa devem ter alta qualidade. Não adianta querer comprar algo que está na moda ou que traz ótimo status se o aspecto deixa a desejar.

Isso é perceptível e, em vez de dar o efeito desejado, os itens farão com que tudo pareça uma imitação barata.

Portanto, dê preferência para os objetos de alta qualidade. Materiais de boa madeira, itens com vidros bem trabalhados e objetos metálicos de boa procedência são alguns dos elementos indispensáveis.

Acerte na iluminação

Você já viu que, para a decoração de apartamento pequeno, a iluminação é fundamental. Porém, quando se fala em conseguir um efeito luxuoso, é ainda mais importante dar atenção a esse elemento.

A questão aqui não se trata tanto da iluminação natural, mas, sim, da artificial. É esse item que ajudará a criar o foco em certos objetos e áreas, além de transmitir a sensação de aconchego e requinte.

Se você parar para notar, perceberá que praticamente toda loja de luxo tem um ar intimista e de iluminação quente. Portanto, vale a pena incluir isso em sua decoração.

Use lâmpadas de aspecto quente em certos pontos da casa, como nos quartos, para, à noite, criar essa sensação de acolhimento e luxo.

Busque a harmonia

Uma decoração luxuosa não é sinônimo de ostentação e de acúmulo de peças que são ou que parecem caras. Na verdade, o segredo é conseguir gerar uma composição única, cheia de personalidade e que valorize o que cada item tem de melhor.

Dessa maneira, a harmonia deve ser o principal objetivo. Procure combinar detalhes, formas e estilos. Isso fará com que o visual funcione de forma integrada, em vez de criar elementos que disputam a atenção.

Inclusive, é indispensável que os cômodos do apartamento conversem entre si. Isso cria uma experiência unificada e faz com que o resultado seja muito satisfatório em relação ao aspecto luxuoso.

Com essas orientações sobre a decoração de apartamento pequeno, a tarefa de fazer o ambiente parecer maior pode ser facilmente cumprida. Além de tudo, não se esqueça do que faz uma decoração ser luxuosa, de modo a deixar tudo incrivelmente bonito!

Gostou dessas dicas? Então curta a nossa página no Facebook e nos siga no Instagram para ter as melhores informações para o seu imóvel!


COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Decoração da sala de estar: 6 tendências que você deve conferir

12 setembro, 2017 - Decoração

Fazer a decoração da sala de estar é importante para deixar sua casa ainda mais linda. Veja tendências no post!

LEIA MAIS

Dicas de decoração minimalista

07 outubro, 2015 - Decoração

Menos é mais, confira dicas de como fazer uma decoração sofisticada e simples.

LEIA MAIS

O empreendimento que é referência em modernidade e sofisticação em Cuiabá

24 maio, 2017 - Decoração

LEIA MAIS