NOTÍCIAS DO BLOG

7 melhores dicas para criar um espaço para o pet em seu apartamento

11/07/2017 - Dicas e Lazer

Os apaixonados por animais sabem que, mesmo em um espaço pequeno, é possível conviver com os seus pets tranquilamente: basta ter um pouco de organização e criatividade. Criar um espaço para cachorro ou gato em casa é muito simples, uma vez que esses bichinhos só precisam de amor e cuidado para ficarem bem. 

Para que tudo fique em ordem para você e confortável para seu melhor amigo, é fundamental a criação de um cantinho só para ele. No entanto, é normal ficarmos confusos sobre como e onde organizar as coisas dos nossos animais de estimação, principalmente se você mora em apartamento.

Para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista de dicas para você criar um espaço perfeito para seu pet dentro do apartamento. Confira: 

1. Tenha um pet de acordo com o espaço disponível

Se você ainda não tem um pet, mas está pensando em ter um, é importante prestar atenção não só no espaço que você possui, como também no espaço que ele precisa. Algumas raças de cães, por exemplo, precisam de espaço parar correr e gastar energia. Esses cães, consequentemente, não se dão muito bem em apartamentos, podendo ficar ansiosos e acabar comendo móveis e roendo objetos e pertences. 

Para não prejudicar o bichinho, opte por cães de porte pequeno ou, no máximo, médio. Leia sobre cada uma das raças e quais características mais marcantes de cada um para escolher o que mais se adapta à sua realidade. É importante, no entanto, ressaltar que existem condomínios com espaços apropriados para os pets brincarem. Isso também deve ser levado em consideração na hora de escolher o pet adequado. 

No caso dos adoradores de gato, temos uma boa notícia: normalmente, os bichanos se dão bem em apartamentos, não importando muito a raça nesse quesito.

2. Separe uma gaveta para ele na lavanderia ou cozinha

Para que as coisas do seu pet não fiquem espalhadas pela casa, separe uma gaveta ou uma parte do armário, de preferência na lavanderia, para deixar as coisas dele. Coleiras, sachês de comida, petiscos, shampoos, escovas e remédios podem ficar armazenados em um só lugar. Além disso, quando você precisar chamar alguém para cuidar do seu pet, será mais fácil localizar tudo.

Além de facilitar a vida de quem vai dar comida para seus bichinhos na sua ausência, ter uma parte só deles no armário também ajuda você a deixar sua casa mais limpa e organizada. 

3. Coloque os brinquedos em um só lugar

Quem tem cães ou gatos sabe que esses pets amam brinquedos diferentes, apesar de sempre terem seus preferidos. Mas, também é impossível ir a uma loja de artigo para animais e não levar uma nova bolinha ou ursinho para eles, não é mesmo?

No entanto, a medida em que a quantidade de brinquedos vai aumentando, certamente chegará o momento em que você não vai mais aguentar ver tudo espalhado pela casa, certo? Por isso, é importante ter um lugar somente para guardar os brinquedos do seu amigo.

A dica é colocar tudo em uma caixa funda, do tipo organizadora, encontrada facilmente em mercados, lojas de artigos para casa e também em lojas especializadas para pets. Para manter a organização, recolha os brinquedos todos os dias, antes de dormir ou quando chegar do trabalho.

4. Estabeleça um espaço para que ele faça suas necessidades

Esse é um dos espaços mais importantes a serem estabelecidos. Por isso, você deve pensar muito bem antes de escolher e determinar esse espaço. Normalmente, para quem mora em apartamento, o ideal é deixar o “banheiro” do pet na lavanderia ou na sacada. Entretanto, você pode fixar o lugar conforme o tamanho e a sua necessidade.

Reserve um lugar em que haja pouca circulação de pessoas para deixar seu pet tranquilo enquanto faz suas necessidades. Essa dica vale, principalmente, para os donos de gatos, já que os bichanos tendem a se assustar mais fácil.

Coloque um tapete higiênico, no caso dos cães, ou uma caixa de areia, para os gatos. Depois, é só treiná-los para procurar aquele cantinho quando sentirem necessidade.

5. Deixe a casa segura para seu pet

Os apartamentos são lugares seguros para os donos, mas podem não ser para os bichinhos se os devidos cuidados não forem tomados. Antes de seu melhor amigo ir para sua casa, providencie telas de proteção para a sacada e para as janelas.

Outro cuidado que você deve tomar é em relação à fiação elétrica da sua casa. Cuidado com fios expostos, já que os filhotes adoram roer tudo o que veem pela frente e, nesses casos, um choque pode ser fatal.

Por último, mas não menos importante: cuidado com os produtos de limpeza. Deixe-os em um armário com portas e mantenha todas as embalagens fechadas. Até o cheiro de alguns desses produtos pode causar uma intoxicação em seu animalzinho.

6. Defina um lugar onde ele fará as refeições

A água deve estar sempre fresca e disponível para os pets. De preferência, deixe mais de um pote espalhado pela casa, principalmente quem tem gatos castrados: esses não têm o hábito de beber muita água e ainda têm tendência em acumular pedras nos rins. 

Fica a seu critério deixar a comida disponível para o bichinho o dia inteiro ou colocá-la somente na hora da refeição, mas é importante manter o mesmo lugar onde ele come, até para que você tenha um lugar só para limpar caso ele faça alguma sujeira.

7. Faça um enxoval para ele

Você não precisa comprar cobertores novos ou uma infinidade de roupinhas, coleiras e caminhas para o seu pet. Porém, é importante que ele tenha o enxoval dele. Reserve um cobertor antigo, ou compre um novo e deixe-o sempre em sua caminha, organizando-se para lavar a peça uma vez a cada duas semanas.

Não se esqueça de comprar uma casinha ou caminha compatível com o tamanho do pet e sempre verificar se tudo está limpo e livre de pragas, como pulgas e carrapatos, tendo o cuidado de sempre lavar e higienizar esse cantinho.

É totalmente possível estabelecer um espaço para cachorro ou gato dentro de um apartamento, seja ele de qualquer tamanho. Basta definir onde cada coisa vai ficar e ter organização e planejamento para manter tudo limpo e no lugar. Assim, você poderá viver tranquilamente com seu melhor amigo, que ficará confortável, ao mesmo tempo em que sua casa continuará organizada.

E então? Curtiu nossas dicas para se criar um bom espaço para cachorro ou gato dentro do apartamento? Para ficar por dentro de outros conteúdos interessantes como esse, não deixe de curtir nossa página no Facebook

COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Grupo São Benedito estreia no Bazar das Noivas em Cuiabá

10 abril, 2017 - Dicas e Lazer

LEIA MAIS

Vantagens Econômicas de Comprar Imóveis Prontos Para Morar

23 setembro, 2015 - Dicas e Lazer

Conheça mais...

LEIA MAIS

Chás podem auxiliar a perda de peso

05 janeiro, 2015 - Dicas e Lazer

Para quem exagerou nas guloseimas do final de ano a ingestão de chás podem ser um poderoso aliado na perda de peso. O efeito é ainda melhor se combinar a ingesta e chás com uma alimentação mais leve e saudável, além da pratica de atividades físicas.

LEIA MAIS