NOTÍCIAS DO BLOG

Vai passar o fim de semana com as crianças? Veja aqui como aproveitar o momento

09/11/2017 - Dicas e Lazer

Chegou a sexta-feira e, junto com ela, a necessidade ou o desejo de planejar um fim de semana com as crianças, sejam os filhos, sobrinhos ou primos. Enfim, o fato é que, vez ou outra, pode ser interessante propor um programa diferente aos pequenos — e, de bônus, relembrar a própria infância também.

Ficou interessado? Então continue acompanhando o post e confira dicas para aproveitar o fim de semana com a criançada!

Visite pontos turísticos

Afinal, toda cidade tem os seus. Faça uma pesquisa rápida e analise os que podem ser interessantes — e recomendados — para os pequenos. Aqui, vale também aquela visita ao zoológico que toda criança guarda na memória e coloca em suas histórias.

Aproveite a pesquisa e busque também por peças de teatro e filmes em cartaz. Talvez você dê sorte e encontre também algum evento voltado para o público infantil. 

No entanto, ao realizar esses passeios, tenha cuidado dobrado. Locais muito movimentados exigem ainda mais atenção por parte do adulto responsável, independentemente da idade da criança. 

Faça um piquenique

Qual criança não gosta de um bom piquenique? Se tiver algum parque tranquilo por perto, essa pode ser uma opção, mas o ideal é fazer um piquenique na área de lazer do próprio condomínio. O motivo é simples: você vai ficar muito mais tranquila e as crianças muito mais seguras. Para garantir o sucesso do programa, capriche nos comes e bebes, afinal, eles são as estrelas do piquenique!

Prefira sempre os lanches que não fazem muita bagunça e sujeira na hora de comer, ou seja, evite bolos com muito recheio ou cobertura. Isso não significa que o bolo não deve fazer parte, pelo contrário, não pode faltar.

Na sua lista, portanto, você pode incluir sanduíches, frutas picadas, refrigerantes em lata, sucos frescos em garrafa térmica, entre outras opções. Não se esqueça dos pratinhos, copos e de uma toalha colorida para sentar. 

Para agradar ainda mais a criançada, leve também uma máquina fotográfica. Os pequenos adoram fazer poses e as fotos sempre têm muita história legal para contar.

Proponha jogos no fim de semana com as crianças

Aqui vale a mesma ideia proposta no item acima: se possível, faça isso dentro do seu condomínio por conta da segurança. Aproveite a área de lazer disponível e proponha diferentes jogos. 

Infelizmente, as crianças brincam cada vez menos ao ar livre, pois passam a maior parte do tempo no computador, celular ou televisão. Sendo assim, é um bom momento para estimular especialmente as atividades motoras, que são extremamente importantes para o desenvolvimento dos pequenos. 

O bambolê e a clássica amarelinha são bons exemplos. No entanto, como a atividade escolhida varia muito de acordo com a faixa etária da criança, é possível escolher entre muitas outras. 

Que tal uma gincana com corrida de sacos? Uma brincadeira de "adivinhe a música", mímica, esconde-esconde? Enfim, são muitas opções e o segredo é conhecer o perfil das crianças que estão com você e direcionar as brincadeiras para algo que as agrade.

Sugira um banho de piscina

Se a temperatura estiver ideal para um mergulho, não deixe de sugerir uma passada pela piscina. Prefira sempre atividades dentro do próprio condomínio, pois além da segurança você tem mais conhecimento sobre as condições de higiene e demais itens de segurança. 

No entanto, isso não dispensa a supervisão de um adulto. Por isso, esteja sempre por perto para garantir a segurança dos pequenos e o sucesso do seu fim de semana com as crianças.

Prepare uma receita

Convide os pequenos e prepare um bolo ou qualquer outra receita. Se achar mais prático, passe no mercado e busque por produtos fáceis de serem preparados.

Mousse, pudim, gelatina e cupcakes são opções que sempre dão certo. Embora a cozinha fique bagunçada, a alegria dos pequenos em preparar o alimento compensa qualquer sujeira de farinha no chão. Aliás, na maioria das vezes, eles gostam de ajudar na limpeza também.

Aproveite o playground

O playground é uma área voltada para a recreação dos pequenos e ajuda muito no desenvolvimento da coordenação motora e socialização. Sendo assim, se você está sem criatividade para sugerir jogos, aproveite o playground. 

Geralmente, as gangorras, casinhas, escorregadores e balanços fazem a alegria dos pequenos de qualquer faixa etária. Se preferir, aproveite esse espaço para sugerir os jogos mencionados acima. 

É um espaço interessante para brincar com bolhas de sabão, contar uma história, ler um livro, pular corda e estimular o contato com a natureza com brincadeiras na grama.

Aproveitar o playground dentro do condomínio é mais uma opção de lazer bastante segura e uma alternativa aos parquinhos nas ruas, quem nem sempre estão em condições adequadas.

Organize uma caça ao tesouro

Você pode escolher entre dois formatos: jogo de pistas ou mapa. Se escolher o primeiro, espalhe pistas pelo condomínio (nas áreas permitidas e sem atrapalhar os demais moradores) de forma que uma leve até a outra sucessivamente, até a localização final — que deve levar até um tesouro. 

A segunda opção tem o mesmo objetivo e a única diferença é a substituição das pistas por um mapa. A ideia é desenhar o plano do ambiente em que a caça vai acontecer — o playground, por exemplo — e conduzir as crianças até cada ponto destacado para que elas decifrem diferentes enigmas colocados previamente nesses pontos. 

É uma atividade que exige um pouco mais de dedicação, mas que acaba sendo interessante e desafiadora até para o próprio adulto, que acaba entrando na brincadeira também. Outro detalhe: os enigmas e as pistas devem ser formulados de acordo com a idade das crianças. Se precisar de ideias para pistas e enigmas, basta uma pesquisa rápida na internet.

Um fim de semana com as crianças pode ser uma excelente oportunidade para relembrar a infância e compartilhar da alegria que só os pequenos têm. Com as dicas vistas aqui, certamente o seu próximo fim de semana com elas será muito mais especial e divertido!

Gostou das sugestões? Então nos siga nas redes sociais para ficar por dentro das próximas novidades! Você pode nos encontrar no Facebook e também no Instagram.


COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA TAMBÉM

Dicas para se recuperar após o carnaval

18 fevereiro, 2015 - Dicas e Lazer

Na hora das refeições, a dica é optar por pratos leves e comer pequenas quantidades, mais vezes ao dia. “Por causa da alimentação desregrada durante o Carnaval, a pessoa acumula muitas toxinas e gordura ruim. Para desintoxicar de verdade, essa dieta deve ser mantida por pelo menos três dias”, completa Sonia.

LEIA MAIS

Como usar o FGTS para compra de imóvel?

21 novembro, 2017 - Dicas e Lazer

Você sabia que o FGTS pode ser usado para comprar a casa própria? Descubra mais aqui!

LEIA MAIS

7 dicas para decorar e aproveitar melhor o seu espaço gourmet

27 outubro, 2017 - Dicas e Lazer

Tem ou quer ter um espaço gourmet em casa? Então conheça dicas para caprichar na decoração!

LEIA MAIS