Você sonha com a aquisição do seu imóvel próprio, então garanta aqui dicas valiosas para realizar a compra do seu bem maior, seu lar! A opção valorosa que daremos em nosso blog é comprar na planta.
1. Preço mais acessível
Uma das principais vantagens de comprar um imóvel na planta é que seu valor de mercado é sempre menor do que um já finalizado. É uma das opções mais acessíveis e demanda um investimento que cabe no seu bolso.
2. Condições de pagamento flexíveis
Além de oferecer bons preços, há diversas formas de pagamento para adequar o investimento ao seu orçamento. Na maioria das vezes, é possível negociar diretamente com a construtora, evitando burocracia.
Algumas empresas diluem a entrada nas demais parcelas ou disponibilizam a opção de pagar apenas o investimento inicial até a entrega das chaves. Assim, você pode quitar o imóvel posteriormente, com um financiamento cujas prestações estejam de acordo com sua renda mensal.
3. Valorização do imóvel
.
Um imóvel comprado na planta tende a ter seu valor aumentado em, pelo menos, 30% do total investido pelo comprador — já com desconto da correção financeira. Ou seja, caso o preço inicial da sua moradia tenha sido de R$ 100 mil, no momento da entrega das chaves ele deverá valer R$ 130 mil.
4. Ótima liquidez
Ao adquirir um imóvel por um preço mais baixo, com grandes chances de valorização, instalações modernas e novas, você desfruta também da vantagem da alta liquidez no mercado imobiliário. Isso significa que, caso precise ou queira vendê-lo, será muito fácil encontrar um comprador e fazer uma boa negociação. Também existe a possibilidade de alugá-lo para terceiros, garantindo o pagamento das parcelas e uma renda extra.
5. Instalações novas e modernas
Não há nada melhor do que comprar um imóvel novinho em folha, construído com materiais de última geração, com vida útil longa e adequado às normas atuais. Não haverá necessidade de investir na manutenção ou na renovação da fiação elétrica, encanamento, entre outras questões, por um longo tempo.
Além de contar com infraestrutura nova, esses tipos de imóveis também dispõem de plantas modernas para atender ao estilo de vida atual, com design bonito e acabamento contemporâneo. Isso torna o dia a dia dos moradores mais prático, confortável e aconchegante.
6. Possibilidade de personalização
Ao adquirir um imóvel que ainda está na planta, o proprietário tem a possibilidade de escolher o piso, o revestimento, as cores da pintura e ainda fazer pequenas alterações para deixá-lo com a sua cara. Diferente do que ocorre em uma residência já finalizada, não será preciso investir tempo e nem dinheiro em reformas para a personalização.
7. Documentação sem burocracia
Imóveis antigos geralmente apresentam uma documentação burocrática, pois podem conter propriedades em inventário, registros incompletos, impostos e taxas sem pagamento, por exemplo. Já os imóveis na planta não oferecem esses riscos. A documentação é descomplicada: como nunca foi habilitada por outra pessoa, oferece menor chance de erros na papelada, mais tranquilidade e segurança para o proprietário.