No universo das cores, nenhuma combinação é criada por acaso. O preto, por exemplo, pode representar sabedoria e profundidade intelectual, enquanto os tons de roxo simbolizam luxo, paixão e criatividade. Assim como a escrita, as cores são uma importante ferramenta de comunicação visual.
Sabendo disso, a Pantone, marca considerada referência mundial em combinações de cores, divulga anualmente desde 1999 a cor que deve engajar as pessoas da comunidade do design e empresas no próximo ano.
A Cor do Ano Pantone
A escolha da Cor do Ano Pantone é um processo meticuloso que envolve ponderação e cuidadosa análise de tendências.
Como a Cor do Ano é escolhida?
Com o objetivo de auxiliar as empresas e os consumidores a entenderem melhor o poder da cor, a Pantone passou a criar e divulgar a Cor do Ano a partir de 1999.
A marca reúne um grupo global de experts em cores da Pantone que busca e filtra novas influências e cores ao redor do mundo, seja na indústria do entretenimento e produção de filmes, coleções e exposições de arte, moda e todas as áreas do design.
Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone Color Institute, a ideia é chamar a atenção para o relacionamento entre a cultura e a cor. "Qualquer coisa e todas as coisas que acontecem em nossa cultura durante o ano todo podem influenciar as nossas escolhas da Cor do Ano Pantone para o ano que vem".
Na visão da diretora executiva, a cor é a ferramenta de comunicação mais importante que existe. “É a primeira coisa que vemos e a primeira coisa com a qual nos conectamos. É uma linguagem visual que todos entendem, uma mensagem que atravessa todos os gêneros, gerações e geografias. Sendo uma linguagem visual global, a cor tem o poder de dizer o que palavras não dizem”.
Viva Magenta: a Cor do Ano de 2023
A Cor do Ano da Pantone 2023 é o Viva Magenta 18-1750, uma tonalidade forte e poderosa, que vibra com força e energia. Segundo a marca, é uma cor enraizada na natureza, descende da família dos tons vermelhos e vem expressando um novo vigor.
A diretora executiva da Pantone Color Institute afirma que o tom foi inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem no mundo.
"Enraizado no que é primordial, o Viva Magenta 18-1750 nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, a cor galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior”, comentou Leatrice no release de divulgação da Cor do Ano.
Como usar a Cor do Ano Pantone 2023 na decoração?
Sem dúvida, o Viva Magenta 18-1750 é uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, a alegria e o otimismo, que pode se manifestar como uma peça de destaque na decoração. É um novo vermelho eletrizante, corajoso e destemido.
A Cor do Ano 2023 pode ativar sensações de emoção e drama nos interiores das casas, energizando qualquer ambiente com sua vibração dinâmica. Por ser uma tonalidade que exala energia e vigor, o vermelho carmim matizado é perfeito para se aplicar em materiais, texturas e superfícies diferentes, seja em uma parede, arte, móveis de destaque ou em itens de decoração da casa.
Combinação com outras cores
O Viva Magenta pode harmonizar com outras paletas de cores e inspirar combinações equilibradas na decoração. Para facilitar a aplicação, a Pantone divulgou as tonalidades complementares, apelidadas de “Magentaverse”.
Por ser um tom dominador e ousado, o vermelho carmim matizado cria uma presença sedutora ao seu redor. Com esse guia de cores é possível criar combinações inteligentes, brincando com a Cor do Ano nos detalhes da decoração, em pequenas quantidades, e mesclando com outras tonalidades, estampas e sobreposições de tecidos diferentes.
Acessórios na Cor do Ano 2023
Há inúmeras possibilidades usar a cor Viva Magenta em acessórios para a decoração de ambientes, como toalhas de rosto, tapetes, cortinas, toalha de mesa, pratos e copos, jogo de cama, velas decorativas, pano de prato, sousplat, capa de almofada, entre outros.
Papel de parede
Que tal repaginar o acabamento das paredes? Uma forma prática de realizar uma grande mudança rapidamente em qualquer ambiente é destacar uma das paredes com uma cor, desenhos ou estampas. E isso é possível com papel de parede, pois é fácil de aplicar e tem diversas opções e modelos.
Móveis
As cores vibrantes trazem vivacidade na decoração, entretanto, também podem causar cansaço visual, se não forem usadas estrategicamente. O segredo de incorporar um vermelho pulsante, como a Cor do Ano Pantone, é acrescentar a cor em apenas um ponto, como um sofá, uma estante e cadeiras. Esse truque é capaz de revolucionar um ambiente dominado por tons neutros, como o branco, preto, marrom e os diferentes subtons, como cinza e bege.
Fontes: